Cartilha Sebrae – O Quadro de Modelo de Negócios


logo cartilha
A revolução digital, a era do cliente, a globalização e a velocidade das mudanças em todas as áreas do conhecimento – educação, ciência, arte, tecnologia – vêm afetando diretamente o mundo dos negócios.

A ciência da administração de empresas, que ganhou força a partir do início do século XX, vem precisando incorporar uma série de novos conceitos para atuar em meio a essas mudanças.

A iniciativa mais recente, bem recebida pelos empreendedores, é a síntese de funções da empresa em um único quadro, resultado de estudos e experimentações realizadas por Alex Osterwalder e Yves Pigneur. Os conceitos, forma de utilização e exemplos estão reunidos no livro Business Model Generation, o qual já tratamos diversas vezes nesse blog.

E é para apresentar esses conceitos de forma resumida e clara para os empreendedores que o Laboratorium desenvolveu essa cartilha, juntamente com o Sebrae. Ela resume os conceitos e o percurso na criação de modelos de negócios com base no livro de Osterwalder e Pigneur, com o objetivo de orientar o uso de uma ferramenta que facilite a identificação de todos os aspectos de um novo empreendimento.

Visualize e baixa a cartilha por aqui.

Deixe uma resposta